Tablets Samsung Galaxy Tab S9 e Tab S9 FE aparecem em benchmark

Galaxy Tab S9 Ultra tem desempenho superior ao smartphone Galaxy S23 Ultra; versões topo de linha usarão Snapdragon exclusivo, enquanto Tab S9 FE usará Exynos 1380

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 6 meses
Samsung Galaxy Tab S7 FE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Versão FE da linha Galaxy Tab S deve retornar para o portfólio da Samsung (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Os próximos tablets topo de linha da Samsung deram as caras em testes de benchmark. Os três principais modelos da série Galaxy Tab S9 são equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy, processador lançado nos smartphones Galaxy S23 e exclusivos da parceria entre Samsung e Qualcomm. Após quase dois anos ausente, a versão FE dos tablets retorna com um chip Exynos.

As capturas de telas dos testes no Geekbench foram divulgadas por Revegnus, um leaker com histórico confiável de acertos. No ano passado, a linha Galaxy Tab S8 foi lançada com os smartphones da família S22. O cenário mudou neste ano, quando a Samsung usou o primeiro Galaxy Unpacked de 2023 para anunciar somente a série de celulares Galaxy S23.

Galaxy Tab S9 Ultra mais forte que o Galaxy S23 Ultra

O Galaxy Tab S9 Ultra, flagship da série, mostrou resultados superiores ao Galaxy S23 Ultra, principal smartphone da Samsung. O tablet marcou 2.054 (single-core) e 5.426 (multi-core) pontos nos testes. Já o smartphone fez 1.915 e 4.874 pontos nas mesmas situações.  

O melhor desempenho tem dois motivos: o Tab S9 Ultra tem mais espaço para dissipar o calor e mais memória RAM.

Possivelmente medindo 14 polegadas, o Tab S9 Ultra deve usar melhores componentes de arrefecimento. Com isso, a temperatura do processador For Galaxy pode é mais controlada e evita a perda de desempenho por superaquecimento. É especulado que o tablet utilize 16 GB de memória LPPDRX5, opção mais avançada do que a usada no smartphone Galaxy S23 Ultra.

Linha Galaxy Tab S8 (imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Tab S9 Ultra pode ter tela de 14 polegadas (imagem: divulgação/Samsung)

O Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy também aparece como processador dos tablets Tab S9 Plus e Tab S9 “base”. O uso do chip For Galaxy nos dispositivos topo de linha da Samsung deve se tornar padrão enquanto durar a parceria. Especula-se que o Z Fold 5 e Z Flip 5 também usarão este SoC.

Tablet FE retorna e traz Exynos do Galaxy M54 5G

Samsung Galaxy Tab S7 FE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Galaxy Tab S7 FE foi último Tab S FE lançado pela Samsung (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O Galaxy Tab S9 FE, pelo que mostra a tabela do benchmark, utilizará o processador Exynos 1380, o mesmo usado no smartphone intermediário Galaxy M54 5G. Este tablet talvez seja a maior surpresa do vazamento; A última vez que a Samsung lançou um tablet “Fan Edition” foi em maio de 2021, quando ela apresentou o Galaxy Tab S7 FE.

A diferença é que, há dois anos atrás, a Samsung optou por colocar um Snapdragon 750G no Galaxy Tab S7 FE. O público alvo dessa versão é quem quer um tablet para o essencial, sem precisar gastar tanto e com desempenho maior que a linha Tab A8.

Com informações: WCCFTech e PhoneArena

Receba mais sobre Samsung Galaxy Tab S9 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados