Esse monstrinho trabalha a uma frequência de 3000 MHz.

Enquanto grande parte dos usuários continua usando memórias DDR3 de 1.333 MHz ou 1.600 MHz, os fabricantes tentam extrair o máximo da tecnologia antes da chegada oficial dos módulos DDR4. A Team Group lançou nesta terça-feira (15/5) as primeiras memórias DDR3 que trabalham a uma frequência de 3.000 MHz.

A fabricante, de origem taiwanesa, é relativamente bem conhecida nos Estados Unidos e já quebrou alguns recordes antes – foi a primeira a introduzir no mercado memórias DDR3 de 2.800 MHz. Agora eles resolveram aumentar a frequência para 3,0 GHz, permitindo uma taxa de transferência de quase 24 gigabits por segundo.

A latência, de 11-13-13-35, não é lá grande coisa, mas a Team Group afirma que este é o módulo de memória mais rápido disponível no mercado e o produto é perfeito para overclockers, que podem tentar aumentar ainda mais o clock e diminuir a latência. Não que isso seja necessário, claro.

A linha Team Xtreem de 3.000 MHz será vendida em kits com dois módulos de 4 GB de RAM e é compatível apenas com placas mãe com o chipset Intel Z77, que rodam os processadores topo de linha da arquitetura Ivy Bridge. O preço não foi informado oficialmente, mas uma versão de 2.600 MHz com a mesma capacidade é vendido na Amazon por salgados US$ 285,99.

Eles não costumam vender produtos no Brasil, então é bastante improvável que os módulos estejam nas prateleiras das lojas nacionais. De qualquer forma, se você está a fim de obter o máximo desempenho do seu computador, talvez valha a pena adquirir essas memórias em lojas internacionais. Se a sua placa mãe suportar uma frequência tão alta, claro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados