Se o Google tem o Android, agora é a vez do “Google chinês” ter seu próprio telefone. O Baidu, buscador chinês líder de mercado em seu país de origem, mostrou no começo desta semana o Changhong H5018, smartphone simples desenvolvido para fazer sucesso no país oficial dos xinglings.

À primeira vista, as armas que o aparelho tem para enfrentar Androids de entrada e outros smartphones genéricos que existem em seu quintal são modestas. O Changhong H5018 tem debaixo de seu capô um processador MTK6573 de módicos 650 MHz de clock, tem conexões WiFi, Bluetooth, GPS, GSM e WCDMA (sim, as duas), rádio FM e tela de 3,5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels. Tudo ornamentado por um corpo esguio que lembra o do Nokia N9 e que pode vir em várias opções de cores.

Da China

Se as características técnicas não ajudam na hora de tentar colocar o H5018 no hall da fama dos telefones inesquecíveis, seu software se esforça um pouco mais. O aparelho dispensa o Android para rodar uma versão “altamente modificada” do sistema operacional do robozinho, chamada de Baidu Cloud OS. A maior vantagem do programa são os 100 GB de armazenamento na nuvem para todos os clientes, sem necessidade de pagamento de tarifas adicionais ou coisa assim.

Só para comparar, a cifra é 50 vezes maior que o plano básico do Dropbox, 20 vezes maior que o Google Drive e iCloud, quatro vezes maior que o Microsoft Skydrive e duas vezes maior que o grandalhão Box.net. E rumores levantados pelo site The Verge apontam que “no futuro” poderá haver uma versão que terá nada menos do que 300 GB à disposição de seus felizes usuários.

Na China, o modelo está a venda por 899 yuans. Achou caro? Isso dá R$ 280. Nada mal, diz aí.

Com informações: Sina Tech (com ajuda do Google translate).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados