Muito se fala a respeito da falta de privacidade nas redes sociais. Invasões, vazamentos de dados e roubos de senha sempre estão em pauta, mas muitas vezes se esquece que os usuários também não colaboram quando publicam informações que não deveriam ser reveladas na rede. Partindo deste princípio um desenvolvedor chamado Callum Haywood criou o We Know What You’re Doing, site que coleta e concentra informações comprometedoras (e disponíveis publicamente) dos usuários do Facebook.

Chamado de “experimento”, o site tem quatro “editorias”. A primeira, batizada de “Quem quer ser demitido”, reúne declarações que os navegantes fazem – em inglês, calma – contra seus chefes na rede social, como a meiga A. R., que postou que odeia tanto o próprio chefe que espera que ele morra.

As sessões seguintes são a “Quem está de ressaca” (de longe, a mais movimentada), “Quem está usando drogas” e a impecável “Quem está com número novo de telefone”, que dispensam demais apresentações. De acordo com Haywood, um programador norte-americano de 18 anos, todas as informações publicadas em seu site foram postadas publicamente pelos usuários no Facebook.

“Muitos perderam seus empregos nos últimos tempos por causa de posts em redes socias, e talvez isso mostre o porquê. (…) Todas informações que estão no site puderam ser acessadas facilmente pela API do Facebook, e o problema não está em suas ferramentas de privacidade, que são bem boas, mas sim nas pessoas que não entendem o risco de compartilhar qualquer coisa na internet”, explica.

Ninguém perguntou, mas já perdi excelentes colegas de trabalho por conta de postagens infelizes em redes sociais. Não existe melhor ferramenta de segurança do que o bom senso – e isso inclui não clicar em certos links, não abrir extratos de bancos que você não tem conta e nem escrever o que não deve na madrugada e acordar tarde demais para reparar qualquer estrago.

Como lembra Haywood alterar a privacidade padrão das postagem de “público” para “amigos”, provavelmente resolve boa parte dos problemas. Mas não postar bêbado também ajuda.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados