O próximo Windows terá um novo aplicativo dedicado ao backup dos documentos e arquivos do usuário. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Microsoft para dar pique às poucas semanas que faltam para a chegada do Windows 8. Embora o sistema tenha sido liberado em versão de testes para consumidores comuns, alguns recursos permanecem como incógnitas e devem aparecer verdadeiramente só quando o Windows 8 RTM sair. Chama-se File History em inglês ou Histórico de Arquivos em português.
Pelo que a Microsoft mostrou, este File History faz o backup das bibliotecas, da área do trabalho, dos favoritos e dos contatos salvos pelo usuário. O aplicativo automaticamente detecta o que foi modificado nestas pastas se baseando no histórico de modificações do NTFS, o formato para salvar arquivos que a Microsoft costuma adotar nos sistemas operacionais.
O backup automático do Windows 8 depende de um drive externo para funcionar. Não terá suporte ao SkyDrive, o produto de cloud computing da Microsoft com 7 GB ou 25 GB de armazenamento grátis — dependendo exclusivamente da capacidade do internauta de seguir nossas dicas a tempo. Consumidores também terão a opção de usar uma partição no HD para este fim, mas essa não é uma atitude exatamente recomendada.
Restaurar os documentos será bem fácil no Windows Explorer no Desktop do Windows 8. O botão “History” permite ver o histórico de modificações naquela pasta que está aberta. Veja a demonstração no vídeo fornecido pela MS abaixo.
(Vídeo do YouTube)
A Microsoft é bem enfática em dizer que o File History funciona para documentos do usuário nas bibliotecas, favoritos, contatos e área de trabalho. A companhia deixa de lado o backup das demais propriedades do sistema porque o recurso é pouco usado dentre o mar de gente que utiliza o Windows atualmente. Chegaram a esta conclusão depois de levantar os dados de telemetria dos sistemas vendidos atualmente.
O Mac OS X (agora chamado somente de OS X pela Apple) oferece o recurso chamado Versions que permite visualizar versões antigas do mesmo documento e eventualmente restaurá-las. O File History é similar, porém sem contar com uma interface gráfica tão rebuscada como a da maçã. O aplicativo da MS fará o backup em intervalos regulares (de pelo menos 10 minutos) e manterá as informações sobre modificações de documentos por pelo menos um mês. Também haverá ajustes automáticos se for um notebook ligado na energia elétrica ou na bateria e se estiver em estado de hibernação ou completamente ligado.
Atualizado em 18/07/2012 às 14h07.