Google vai colocar mensagens do Gmail na busca principal

Mecanismo de pesquisa promete resultados mais completos e interessantes.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Em um artigo com futuras novidades, o Google mostrou que o próximo passo para o buscador é apresentar também informações provenientes do Gmail, o serviço de email mais usado do mundo segundo dados da ComScore. A pesquisa na página inicial ou na barra do Chrome vai apresentar também mensagens armazenadas no email sem que o usuário precise adicionar comandos especiais para que a mágica aconteça.

“Às vezes a melhor resposta para a sua pergunta não está disponível publicamente na web.” Aí entra a pesquisa integrada com o Gmail. De acordo com o Google, um buscador deve apresentar resultados universais que respondam questões levantadas pelo internauta. Por isso que mensagens do Gmail vão aparecer na barra lateral à direita, na primeira página de pesquisa do buscador. O usuário tem que estar logado com a conta Google.

Google.com com pesquisa do Gmail
Google.com com pesquisa do Gmail

A companhia dá como exemplo o planejamento de uma viagem de bicicleta até Tahoe. Na pesquisa apareceriam mensagens de amigos que recomendam as melhores rotas para chegar a este destino. O buscador também apresentaria bons lugares para comer na barra à direta – o Google não deixa claro se o recurso utiliza informações do Gmail ou de outros produtos da empresa, como o diretório de lugares do Google+.

Quem disse que a bruxaria para aqui? Inteligente que é, o algoritmo lê as mensagens do usuário e sabe quando ele recebeu um email de companhia aérea confirmando um voo. Portanto, a pesquisa por “my flights” apresentará os últimos voos que pipocaram no email da pessoa. Já estou esperando o grito enfurecido dos defensores da privacidade. Eles com certeza vão reclamar de mais uma integração que depende de informações do usuário presentes em outros serviços do Google.

Outra implementação interessante diz respeito à pesquisa com uma palavra-chave “Gmail”. O Google diz que o usuário coloca “Gmail” combinado com outras palavras porque quer saber de informações vindas do serviço de email. Resolveram adicionar ao algoritmo o comportamento de mostrar as mensagens na coluna maior da pesquisa quando o nome do Gmail aparecer na caixa de pesquisa, em vez de dedicar uma caixa menor na barra à direita.

O Google afirma que quer colocar a pesquisa integrada ao Gmail também nos celulares, mas o recurso fica complicado de implementar porque depende de criptografia por SSL. Por enquanto ele marca presença somente nos computadores convencionais para quem tem Gmail em inglês e topa participar do programa de testes. Não funciona com endereços gerados pelo Google Apps, espécie de Gmail para empresas.

Atualização às 16h10.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados