WhatsApp atualiza servidores para dar suporte ao nono dígito em São Paulo

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 6 dias

A inserção de um nono dígito para números de celular em São Paulo foi a solução encontrada pela Anatel para o crescente número de usuários na região metropolitana paulista. Mas usuários de aplicativos como o WhatsApp ficaram sem saber o que fazer: alguns deles até deletaram o aplicativo e tentaram reinstalá-lo usando o número novo, algo que a empresa criadora do programa disse que não era necessário. Hoje o WhatsApp avisou que tirou os usuários paulistas do serviço para adaptar seus servidores ao nono dígito.

Aviso do WhatsApp no twitter

O aviso, publicado no perfil da empresa no Twitter, avisa que eles estão atualizando o sistema próprio para que os celulares com o novo dígito sejam suportados sem problemas e isso vai levar três horas para concluir.

Segundo relatos de usuários no Twitter, fora da cidade de São Paulo o serviço continua funcionando normalmente, como esperado. Então apenas quem tem um número de celular da capital paulista está isolado do resto do mundo – pelo menos do WhatsApp.

Depois da atualização dos servidores, o WhatsApp deve liberar uma versão nova do aplicativo para as diversas plataformas móveis e que deve resolver o problema. Ainda não sabemos quando esse update será liberado, mas acredito que se os servidores estão sendo atualizados agora, o novo aplicativo não está longe de aparecer.

Atualização às 18:10 | Agora há pouco o perfil do WhatsApp no Twitter avisou que a atualização do sistema foi concluída. Aparentemente, usuários de celulares com o nono dígito devem incluir o nono dígito ao verificar novamente o número para que o aplicativo registre esse número na base de dados e ele volte a enviar as mensagens. Ao menos é esse procedimento que funcionou comigo.

Enviei uma mensagem à equipe do WhatsApp para verificar se esse procedimento está correto e esse post será atualizado em breve com a resposta oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados