Combate à pirataria pode beneficiar o próprio Google (e a Apple)

Loja Play tem tudo para aparecer na frente em resultados de busca.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Na sexta-feira (10) este Tecnoblog noticiou sobre a mais recente tentativa do Google no combate à pirataria. O buscador disse com todas as letras que o algoritmo de pesquisa e indexação foi modificado para posicionar páginas com conteúdo pirata abaixo daquelas que são fornecidas por empresas responsáveis, reconhecidas e que tratam de propriedade intelectual alheia conforme manda o figurino. Faltou-nos destacar que o Google pode se beneficiar (ele próprio) da modificação. Explico.

O Google detém uma loja própria com conteúdo diverso. É bem verdade que a Google Play funciona melhor para quem está nos Estados Unidos, uma vez que somente a partir de lá (e talvez de outros países cujo mercado é importante) é possível desfrutar ao máximo da Play – com aplicativos, músicas, filmes e mais. Estes são os conteúdos que podem aparecer numa posição superior a partir dessa semana, quando a modificação do algoritmo entra em ação.

Além disso, outra provável beneficiária é a Apple. Afinal, a loja iTunes traz há muitos anos últimos lançamentos musicais, filmes e séries. Trata-se de um player bem estabelecido que não teria grande problema em atrair a atenção dos robôs que vasculham a internet em busca de conteúdo. E todo mundo sabe que a Apple é séria nos contratos que firma com empresas de distribuição e conteúdo.


(Vídeo do YouTube)

O Google citou nominalmente os serviços Spotify (de música), Hulu (para assistir séries) e o site da agência de notícias NPR como páginas confiáveis que ganhariam visibilidade com as modificações do algoritmo. Nada com relação à Google Play e à iTunes.

Pode ser que o Google esteja pagando de bom moço nessa história de combater a pirataria, mas na verdade pensa em fortalecer o próprio negócio por meio da Google Play. O que você pensa sobre este assunto? Os comentários estão abertos. O lema “Don’t be evil” (Não seja malvado) da companhia continua valendo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados