Windows 8 dá boot 33% mais rápido que Windows 7

Desempenho geral do Windows também melhorou.

Paulo Higa
Por

A Microsoft otimizou o Windows 8 para fazer o sistema dar boot mais rápido que a versão anterior. O truque é simples: o kernel é copiado para a RAM durante a inicialização e, assim que o usuário desliga o computador, o kernel com os drivers já carregados é transferido para o HD, diminuindo o tempo do próximo boot. Foi necessário alterar o menu de boot porque a inicialização estava rápida demais em placas mãe com UEFI. Será que a versão final do Windows 8 está mesmo mais rápida?

O TechSpot diz que sim. Eles fizeram alguns testes de performance do Windows 8 e compararam os resultados com o Windows 7. O tempo de boot caiu de 27 segundos para 18 segundos, uma diminuição de 33%. O detalhe é que eles usaram um HD Samsung Spinpoint F1 de 1 TB, logo, quem possui uma máquina com SSD (saiba tudo sobre esses drives) deve inicializar o Windows 8 em poucos segundos. O tempo de desligamento caiu de 12 segundos para 8 segundos.

Windows 8 dá boot em menos tempo e a performance melhorou em relação ao Windows 7

Inicializar o Windows é algo que você fará uma ou duas vezes num dia inteiro, então é necessário fazer outros testes para saber se as otimizações da Microsoft surtiram efeito no uso geral do Windows 8. Aparentemente sim: o teste completo do TechSpot mostra que Internet Explorer, Firefox e Chrome estão renderizando páginas mais rapidamente e o tempo para decodificar um vídeo x264 diminuiu 6%.

Os jogos no Windows 8 ainda estão rodando mais lentos que no Windows 7, mas a diferença não é tão gritante: Battlefield 3 caiu de 88 fps para 87 fps e Hard Reset teve sua taxa de frames diminuída de 106 fps para 103 fps num dos testes. Vale lembrar que os fabricantes de GPUs ainda estão adaptando seus drivers para o Windows 8, então esse cenário deverá mudar em breve.

Relacionados

Relacionados