Arquivo Computador

Gás hélio em HDs permite aumento de até 40% em capacidade

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Western Digital anunciou essa semana a criação de um tipo diferente de HD. Nada na sua forma atual muda, ele continua sendo composto de vários discos de algum material magnético que rodam e têm dados gravados por cabeças magnéticas. O que mudou foi o gás dentro do compartimento: no lugar de ar comum, gás hélio. Resultado? HDs que gastam menos energia e podem ter mais capacidade de armazenamento.

Quem teve a ideia foi a Hitachi, que é uma subsidiária da WD e estava trabalhando nessa tecnologia há algum tempo. Segundo o que disse seu vice-presidente de marketing para o site PCWorld, colocar gás hélio no HD permite aumentar a temperatura de operação permitida. Além disso, o gás hélio permite que sejam usados discos mais finos e com isso é possível instalar mais discos dentro do mesmo HD – o que por sua vez permite um considerável aumento de capacidade. Um HD de 4 TB, por exemplo, poderia ter 5,6 TB dessa forma.

A Hitachi diz que a produção em massa deve começar dentro de 2 anos, mas já no ano que vem teremos os primeiros HDs desse tipo no mercado. Um bom exemplo de como eles podem ser empregados, segundo a Hitachi, são os datacenters. Uma empresa que precisaria de 20 servidores para ter 1 Petabyte de armazenamento, por exemplo, pode ter a mesma capacidade em 14 servidores usando os HDs com hélio.

Sobre os preços, a Hitachi estima que eles serão baixos. Mas se você lembrar que o gás hélio está se esgotando em uma taxa incrivelmente alta e que em 30 anos ele pode se esgotar, pode ser que dentro de uns 20 anos tais HDs se tornem item de colecionador de tão caros.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque