Facebook mostra o que brasileiros mais comentaram em 2012

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas
As tendências no Brasil: TV, Futebol e Carnaval. | Clique para ampliar

Já é comum que no final de ano as grandes redes sociais e empresas web divulguem o que mais foi tendência no ano. Foi assim com o Twitter e o Google, então o Facebook também seguiu a onda. Essa semana a rede de Mark Zuckerberg divulgou quais foram os assuntos mais comentados por seus usuários ao longo do ano. E o Brasil recebeu atenção especial.

Nesse link você pode conferir o que mais foi tendência nos EUA nas categorias meme, eventos, filmes, livros e outros assuntos. Na área de tecnologia, o que mais foi comentado foi o Instagram, seguido da própria Timeline do Facebook e a rede social Pinterest. O site também mostra o que foi tendência em outros países, mas vamos focar no Brasil a seguir.

Um olho no Facebook, outro na TV

Não deu outra. O usuário do Facebook no Brasil quer mesmo falar de qualquer coisa que está passando na TV. Dentre os 10 assuntos mais populares, três estão ligados à televisão. E se contarmos que os jogos de futebol são transmitidos pela TV, esse número sobe. No topo da lista, a novela Avenida Brasil da Rede Globo, seguido do time de futebol Corinthians e do Carnaval. A imagem abaixo mostra o resto do ranking.

Além disso, o Facebook também divulgou as músicas que os brasileiros mais comentaram e no topo da lista está a nada depressiva Rolling In The Deep, da cantora britânica Adele. Das outras 9 músicas, quatro são da mesma cantora, o que indica que os brasileiros estão constantemente sofrendo pelo fim de um relacionamento, creio eu. E só uma delas é brasileira.

As músicas mais comentadas: vamo sair da fossa, galera? | Clique para ampliar

Já os lugares em tendência, que só apareceram no ranking graças àqueles usuários que lembram que o Facebook também tem uma opção de check-in, são em sua maioria os parques e praias espalhados no eixo Rio-São Paulo. O Parque do Ibirapuera em São Paulo ficar em primeiro lugar. Em segundo está a bela praia de Ipanema, seguido da Praia de Copacabana e do Mercado Municipal de São Paulo.

Check-ins: quem lembrou de fazer, colocou esses lugares no mapa | Clique para ampliar

E como foi o seu ano?

Além de mostrar os principais assuntos discutidos na rede social, o Facebook também criou uma ferramenta que permite que usuários confiram seus próprios momentos especiais durante o ano. A ferramenta, chamada Year In Review e disponível aqui, mostra 20 dos principais momentos da sua vida e que você compartilhou no Facebook.

Não parece que há uma padronização específica para a escolha desses 20 momentos. Ao que notei, parece ser uma combinação de links ou fotos que mais foram curtidas, comentadas ou compartilhadas ao longo do ano. Por algum motivo, uma imagem que compartilhei e teve 3 recompartilhamentos apareceu na página. Estranho.

De qualquer forma, faça login no Facebook e veja aqui a retrospectiva do seu ano. E se aparecer algum relacionamento desfeito, já sabe a qual cantora britânica recorrer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados