Arquivo Antivírus e Segurança

Samsung confirma falha em Androids e promete correção

Galaxy S II, Galaxy S III e Galaxy Note são afetados pela vulnerabilidade

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nesta semana, um usuário do fórum XDA Developers encontrou uma falha de segurança em determinados smartphones Android que utilizam o processador Exynos, da Samsung. Entre os modelos afetados pela vulnerabilidade estão gigantes como Galaxy S III e Galaxy Note II. Após a falha ser divulgada pela mídia, a Samsung declarou que pretende liberar uma correção em breve.

Ao Android Central, a Samsung disse estar ciente do problema relacionado ao processador Exynos e “planeja fornecer uma atualização de software para corrigir o problema o mais rápido possível”. Segundo o usuário alephzain, do XDA Developers, uma brecha no kernel permite que um aplicativo possa acessar toda a memória RAM do aparelho. Se bem explorada, um malware pode roubar dados sensíveis do usuário.

Usuários do Galaxy SIII estão expostos ao problema

A falha afeta especificamente smartphones e tablets com processadores Exynos 4210 e Exynos 4412. São eles: Galaxy S II, Galaxy S III, Galaxy Note, Galaxy Note II, Galaxy Player, Galaxy Camera, Galaxy Tab 2 e Galaxy Note 10.1. O Meizu MX 4-core, potente smartphone chinês, também é afetado por utilizar o mesmo processador Exynos 4412 encontrado no Galaxy S III.

Sobre a vulnerabilidade, a Samsung diz no comunicado que “o problema pode surgir apenas quando um aplicativo malicioso está rodando nos dispositivos afetados”. Não sabemos se a falha já foi explorada, mas agora que os crackers sabem do problema, é provável que aplicativos maliciosos apareçam em breve para atacar os usuários que não instalam atualizações.

Enquanto a Samsung não corrige o problema, o programador François Simond liberou um patch extraoficial que não exige acesso root e evita que aplicativos maliciosos explorem a falha. Vale lembrar que, em determinados modelos do Galaxy S III e Galaxy Note II, a câmera frontal pode parar de funcionar.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque