Pelo visto a Microsoft agora compartilha (em termos)  do sentimento daqueles que defendem a campanha “IE6 deve morrer.”

Segundo Amy Bazdukas, gerente geral da Microsoft para o Internet Explorer, “Amigos não deixam amigos usar o IE6”. A empresa, naturalmente, quer que os clientes façam o upgrade para o Internet Explorer 8. Mas isso é muito mais fácil para usuários domésticos que corporativos.

"Me promete que não usa o IE6?"

“Com nossos clientes corporativos, é mais complexo,” adverte Bazdukas. “Para eles, distribuir um navegador é muito parecido com distribuir um sistema operacional ao longo de múltiplos computadores. Então não é surpresa que o IE6 ainda esteja sendo usado.”

Segundo Ray Valdes, analista da Gartner, a popularidade do IE6 é uma consequência indesejada do domínio de 95% do mercado que a Microsoft tinha em 2001.

Mas isso não significa que a Microsoft esteja satisfeita com isso: “o uso do IE6 é mais alto do que gostamos,” diz Bazdukas. E Valdes complementa: “Acho que a Microsoft gostaria que as pessoas fizessem o upgrade do IE6, mas a realidade é que é surpreendentemente difícil de levar empresas a fazer o upgrade. Muitas companhias tem software antigo que depende do IE6, e esse software não é atualizável porque eles não têm orçamento ou o desenvolvedor não está mais por perto.”

Apesar de confirmar que apóia o abandono do IE6 (em favor do IE8, claro), Bazdukas reitera que a versão antiga do navegador da Microsft será suportada até 8 de abril de 2014 (mesma data que o Windows XP).

Moral da história: se você tem um amigo que ainda usa o IE6, faça esse favor à Microsoft (e a ele; e aos webdesigners do mundo também) e convença-o a mudar para algo mais moderno, seguro e que respeite os padrões da web atual. [Computerworld]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados