É assim que a LG contorna a falta de touchscreen em alguns notebooks com Windows 8

Fabricante adiciona botões de atalho ao LG Z355

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 13 horas
Tecnoblog na Campus Party 2013

Todo mundo sabe que o Windows 8 foi concebido, do início ao fim, para comportar muito bem dispositivos com touchscreen. A experiência fica um tanto diferente para quem não conta com o visor sensível a toques que acionam diversos recursos. Cá no Brasil, a LG contorna a situação de vender notebooks sem touch rodando um sistema otimizado para touch com o acréscimo de botões de atalho bem ali, no canto do teclado.

Tive a oportunidade de brincar com o notebook LG Z355 (sucessor do LG Z330, aquele propagandeado como o computador que dá boot em menos de 10 segundos) presente no estande da Intel na Campus. O gerente de produto Dolf Wiemer explicou que os quatro botões de atalho ativam os recursos que normalmente seriam acessíveis por touch ou por alguma complicada combinação de cliques do mouse – ao menos para usuários leigos.

LG Z355 com botões de atalho para Windows 8

O primeiro dos botões ativa a busca integrada do Windows 8. Ela pesquisa tanto no computador como nos aplicativos compatível. Lembre-se que o Google lançou um app com visual Metro em que o principal chamariz foi justamente digitar o termo e carregar os resultados já no buscador.

Continuando o tour: o segundo botão alterna entre aplicativos, o que normalmente seria acessível ao arrastar o mouse para a lateral esquerda da tela. O terceiro botão abre a área de trabalho da máquina e o último botão exibe os charms na lateral direita da tela. É necessário levar o mouse para o canto superior direito da tela a fim de ativar os charms.

O ultrabook LG Z355 não é nenhuma novidade; está na praça desde o fim do ano passado. De qualquer forma, achei inventiva a decisão de colocar mais alguns botões para agilizar o uso do Windows 8. Ficou sabendo de outro OEM com abordagem semelhante? Conte nos comentários.

A LG produz essa máquina, entre outras, na fábrica de Taubaté, interior de SP. O Z355 comporta visor de 13,3 polegadas, processador Intel Core i7 de 1,9 GHz, RAM de 4 GB e SSD de 256 GB.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados