Arquivo Internet

Você já pode (de novo) escrever em tela cheia no Gmail

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Desde sua concepção, o Gmail sempre teve um espaço específico para os usuários escreverem as mensagens. Afinal… estamos falando de um serviço de email, não é mesmo? Isso mudou quando o Google decidiu implementar a exibição das novas mensagens que você está escrevendo em uma pequena parcela da tela. Mas parece que a ideia não fez muito sucesso: está de volta o Gmail com o recurso para redigir novas mensagens em tela cheia.

“Depois que a nova composição foi liberada para todos em março, muitos de vocês nos enviaram pedidos para recursos que gostariam de ver adicionados. Nós ouvimos cuidadosamente o seu feedback e como resultado disso, a nova composição agora oferece a opção de tela cheia.” Essa é a mensagem que a equipe do Gmail postou no Google+. Eu imagino que, realmente, o número de pessoas solicitando algo nesta linha tenha sido bem grande.

Gmail em tela cheia (Google Chrome)

E como faz para habilitar o recurso? Muito simples. Clique no botão gigante Escrever e em seguida acione o botão de ampliar na área superior direita da caixa de composição de novas mensagens. Simples, não? Uma espécie de nova box será aberta, com todo o restante da tela escurecido por uma camada de preto semitransparente. Dessa forma, o usuário pode se concentrar simplesmente na mensagem que deseja produzir com mais tranquilidade.

Quem quiser pode ativar como padrão a exibição em tela cheia (que não é exatamente tela cheia, mas poderia ser janela cheia). Clique na setinha para baixo (no canto inferior direito da caixa) e marque Definir tela cheia como padrão.

Gmail em tela cheia | Sem distrações

Sem distrações

Agora o Gmail passa a ter três formas de visualizar as mensagens em produção: tela normal, ali no canto; tela cheia; e nova janela dedicada especificamente a este fim. Você pode perceber a diferença no glorioso GIF no começo deste artigo. Só falta o Google dar uma de esperto e posicionar alguns anúncios na composição de emails em tela cheia.

Ah, a novidade vale também para quem usa o Google Apps como serviço de email. Já está funcionando no TBmail.

Eu gostei demais da ideia porque a maioria dos meus emails são mais longos, demandam mais tempo para pensar, e portanto, merecem mais espaço para escrever. Também sou adepto de interfaces mais simples para produção de texto, como o iA Writer no iTreco e mesmo a escrita em tela do WordPress (onde estou produzido este texto agora mesmo).

Minimalismo (ou quase isso) WIN mais uma vez! Você curtiu o visual?

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque