Microsoft anuncia versão RTM do Windows 8.1

Mas você só poderá instalá-la no dia 17 de outubro

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Microsoft anunciou hoje que começou a enviar a versão RTM (Release to manufacturing) do Windows 8.1 e do Windows RT 8.1 aos parceiros de hardware. No entanto, como dito anteriormente, você vai precisar esperar mais algumas semanas para botar as mãos na nova versão do Windows: o lançamento no Brasil está marcado para o dia 17 de outubro.

Os fabricantes de hardware aproveitarão o período até o lançamento mundial para atualizar drivers e evitar incompatibilidades, além de testarem novos dispositivos com o Windows 8.1 em condições de uso reais.

A atualização será gratuita para os usuários do Windows 8 e chegará por meio da Windows Store. O lançamento está marcado para a meia-noite do dia 18 de outubro na Nova Zelândia, ou 8h da manhã do dia 17 de outubro no horário de Brasília.

windows-8-1-preview-tela-inicial

Nas versões anteriores do Windows, a Microsoft disponibilizava a versão RTM através dos canais MSDN e TechNet antes do lançamento. O Windows 8 chegou às lojas apenas no dia 26 de outubro de 2012, mas foi liberado para os assinantes desses canais em agosto. Isso não vai acontecer dessa vez: todos receberão a nova versão na mesma data, o que desapontou alguns desenvolvedores, como você pode ver nos comentários do post da Microsoft.

E por que o Windows 8.1 não vai ser liberado agora? Uma versão RTM antigamente significava que o Windows estava pronto, mas a Microsoft decidiu mudar o significado do termo: em nenhum momento a empresa cita que esta é a “versão final”, nem que ele está “pronto” para o público em geral. Até o lançamento mundial, a Microsoft ainda pode aplicar pequenas correções, com base nos feedbacks dos fabricantes de hardware.

As principais novidades do Windows 8.1 estão neste artigo.

Receba mais sobre Windows 8.1 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados