WhatsApp testa função para mostrar contatos online recentemente

Aplicativo de mensagens testa função que listará contatos que estavam online. Recurso pode te trazer lembranças do saudoso MSN

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 semana
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp quer mostrar na lista de contatos quem esteve online recentemente (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • O WhatsApp está testando uma nova funcionalidade que mostra os contatos que estiveram online recentemente, disponível inicialmente para usuários do programa beta do aplicativo.
  • Essa funcionalidade é exibida na lista de contatos ao criar grupos, e lembra o antigo MSN Messenger, que categorizava os usuários por status como online, offline, ausente e ocupado.
  • A novidade parece fazer parte de um esforço mais amplo da Meta para adicionar características de rede social ao WhatsApp, como menus de sugestão de conversas e a visualização de contatos recentemente online.

O WhatsApp está testando um menu para mostrar contatos que estiveram online recentemente. A função foi liberada para alguns usuários do programa beta do aplicativo. Na captura de tela do recurso, a seção de usuários recentemente online aparece na lista de contatos para criação de grupos.

Para quem é mais velho, essa divisão de contatos onlines e offlines pode lembrar a lista de contatos do MSN Messenger. O saudoso programa de conversas da Microsoft separava os usuários com base em seus status: online, offline, ausente e ocupado (esses dois últimos se a memória não estiver falhando).

Recurso em teste pode ter ligação com outras novidades

Nos testes, menu "Recentemente online" só aparece na tela de selecionar contatos para grupo, mas deve ser liberada para outras janelas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Nos testes, menu “Recentemente online” só aparece na tela de selecionar contatos para grupo, mas deve ser liberada para outras janelas (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Esse recurso, avistado na versão 2.24.9.14 do WhatsApp Beta para Android, parece estar relacionado com outras possíveis novidades do app. Na semana passada, o aplicativo iniciou os testes com um menu de sugestão de conversas. Esse menu também mostra se o usuário estava online.

Essas são algumas das funções do WhatsApp Beta que mostram a Meta, dona do app, dando passos para deixá-lo mais rede social e menos aplicativo de mensagens. Ainda que haja discordâncias sobre o WhatsApp ser ou não uma rede social, ele conta com poucos elementos típicos dessas plataformas, como sugestões de novos contatos, perfis acessáveis e a opção de marcar amigos, para exemplificar.

Mais utilidade para o WhatsApp

No início de abril, WhatsApp Beta iniciou testes com menu de sugestão de contatos (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
No início de abril, WhatsApp Beta iniciou testes com menu de sugestão de contatos (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A função de listar contatos online recentemente pode ser útil. Uma das praticidades que esse recurso pode entregar é te ajudar a lembrar de mandar mensagem. Sabe quando você está longe do celular e pensa “tenho que falar com o fulano depois”, mas acaba esquecendo? Ela pode ser útil em situações assim.

E claro, outra ideia da Meta com essa ferramenta é a mesma da função de sugerir contatos: aumentar o tempo de uso do WhatsApp. Afinal, você pode ver um amigo que não conversa há algum tempo online e decidir puxar conversa. Para Zuckerberg, tempo é dinheiro — incluindo os minutos ou horas que você passa conversando com velhas amizades.

Uso empresarial

Empresas também se beneficiarão dessa lista de contatos onlines caso chegue para o WhatsApp Business. Um vendedor pode ser mais assertivo na hora de prospectar um cliente, indo diretamente para quem está ou esteve no app recentemente.

Felizmente, se você não libera a visualização do visto recentemente e online, pode ficar tranquilo. Você não aparecerá na lista de contatos que estão usando o app.

Com informações: WABetaInfo e Android Authority

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados