Arquivo Ciência

Japão irá construir duas grandes centrais de energia solar

Thiago Mobilon
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Este é o tipo de iniciativa que merece ser aplaudida em pé. A divisão Japonesa da Sharp, junto com a cidade de Sakai, e a empresa de eletricidade Kansai, estão planejando a construção de duas grandes centrais de geração de energia solar. Uma delas produzirá 10.000KW de energia, enquanto que a outra poderá produzir até 18.000KW!

Com essa iniciativa, a estimativa é que mais de 10 mil  toneladas de gás carbônico (CO2), deixem de ser emitidos na atmosfera anualmente.

A construção das centrais deve acontecer em 2010, e o início das operações em 2011. O custo total para a construção destas centrais, será algo em torno de 46,5 milhões de dólares (cerca de R$75 milhões).

Parece muito dinheiro, mas quais os custos para construção de uma usina termoelétrica, por exemplo? Sem falar em todos os benefícios ambientais.

Talvez seja um pouco cedo para adotarmos esta tecnologia em massa, visto que ela vem se aperfeiçoando bastante nos últimos anos, e principalmente, se tornando mais acessível. Mas é muito bom ver a atual maior potência mundial, dando este ótimo exemplo.

Ainda sonho com o dia em que os carros usarão motores elétricos. As concessionárias venderiam um kit com um painel solar, que poderia ser instalado no quintal de nossas próprias casas.

Durante o dia, você usa seu carro, e o painel recarrega uma bateria. Durante a noite, você pluga o seu carro na bateria, e o reabastece para o dia seguinte. Simples e eficaz, não?

Essas e outras idéias seriam perfeitas, não fosse as grandes corporações. Afinal, as petrolíferas sobreviveriam como?

via: CrunchGear | Engadget

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque