Para segurar o prejuízo, BlackBerry cancela dois smartphones
2013 não foi um ano fácil para a BlackBerry, e segurar as finanças da empresa está aparentemente se tornando uma tarefa cada vez mais complicada. Tanto que, prevenindo o encalhe nas lojas, a empresa anunciou que cancelou o lançamento de dois smartphones que estava desenvolvendo.
Os aparelhos nem chegaram a uma versão final ou a ganhar um nome comercial, ficando com os codinomes Café e Kopi. Também não há fotos ou especificações divulgadas, só a informação de que eram aparelhos low-end destinados aos mercados emergentes.
Os aparelhos mais recentes que a empresa lançou são os mais avançados Z30 e Z10 – este último chegou ao Brasil por exorbitantes e dificilmente justificáveis R$ 2.499.
A decisão de não colocar mais aparelhos no mercado é uma ação motivada pelos resultados da BlackBerry neste ano. No segundo trimestre fiscal, 1 bilhão de dólares foram perdidos em aparelhos encalhados; no terceiro, foram 1,6 bilhões de prejuízo pelo mesmo motivo.
O relatório liberado na semana passada, que traz a informação do cancelamento dos dois smartphones, fala de prejuízos totais de 4,4 bilhões de dólares e venda de apenas 1,9 milhões de aparelhos neste último período. A boa notícia para os acionistas, que elevou as ações em 15,5% naquele dia, é a parceria com a Foxconn para produzir o hardware de novos smartphones. Será que, em 2014, a BlackBerry terá um ano mais tranquilo?
Com informações: The Wall Street Journal