Como é uma foto com ISO 409600 da Sony Alpha 7S em um quarto praticamente sem iluminação
A Sony anunciou nesta semana a Alpha 7S, uma câmera mirrorless com lentes intercambiáveis e sensor full-frame de 12 megapixels que tem como principais características a captura de vídeo em 4K e a altíssima sensibilidade ISO de até 409600. Mas como ficaria uma fotografia com o ISO mais alto possível em um quarto bem escuro?
A câmera ainda não está disponível no mercado e a data de lançamento não foi revelada pela Sony até o momento, mas o produtor Den Lennie conseguiu acesso antecipado à Alpha 7S e aproveitou para brincar um pouco em condições de baixíssima iluminação. O resultado é o que esperávamos: bastante ruído visível, claro, mas uma noite praticamente transformada em dia.
A foto abaixo foi tirada com ISO 6400, uma sensibilidade relativamente alta, mas nada perto do máximo da Alpha 7S. Lennie usou uma lente Zeiss Distagon T* 25mm ZF.2 com a abertura em f/2. A velocidade do obturador estava em 1/50 segundo. A cena está totalmente escura, já que há apenas a luz da janela e um pequeno raio de luz vindo do corredor pela fresta da porta.
Com ISO 102400 e as mesmas configurações de abertura e velocidade, a cena fica mais clara, revelando alguns objetos no quarto. E perceba que o nível de ruído nem é tão alto para uma sensibilidade desse porte:
Mas nada comparado com a foto em ISO 409600. Nesse caso, o ruído toma conta de toda a cena, mas é possível enxergar com muita facilidade o que seria impossível para o olho humano:
Tudo isso tem um custo, que não é dos menores: só a lente Zeiss Distagon T* 25mm ZF.2 de Lennie tem preço sugerido de US$ 1.699,99. Já a Alpha 7S ainda não teve o valor divulgado pela Sony, mas lembre-se de que a Alpha 7R foi lançada por US$ 2.299,99 (só o corpo, sem nenhuma lente), portanto, não espere algo muito diferente disso para a nova Alpha 7S.
Com informações: Sony Alpha Rumors, F-Stop Academy.