Arquivo Brasil

“Ok Google” agora funciona no Google Now em português

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Quem usava o Google Now em inglês tinha acesso a um recurso bem prático: em vez de tocar no botão de microfone para falar, bastava simplesmente dizer “Ok Google” antes de enviar um comando de voz. Em português do Brasil, essa função só estava disponível no Moto X. Mas uma atualização liberada ontem para o aplicativo Pesquisa Google traz a novidade para todos os Androids em nove idiomas, incluindo o nosso.

Com a versão 3.5.15 do aplicativo Pesquisa Google instalada, o comando “Ok Google” passa a funcionar no aplicativo do Google Now mesmo se o idioma do seu aparelho estiver em português do Brasil, espanhol, japonês ou outra língua citada no Android Police. Além disso, se você usa o Google Now Launcher, o “Ok Google” é reconhecido a partir de qualquer uma das telas iniciais.

google-now-ok-google-portugus

O recurso já deve ter sido ativado automaticamente para você. Se não estiver funcionando, abra o Google Now, role até o fim da tela, entre em Configurações, toque em Voz e depois em Detecção de “Ok Google”. É só marcar a caixinha.

Ainda não funciona como o Moto X, que consegue detectar o “Ok Google” até com a tela desligada por causa de seu chip dedicado de reconhecimento de fala, mas já é alguma coisa e, bom, deve melhorar no futuro: para quem fala inglês, o Google está liberando gradativamente um recurso que permite usar o “Ok Google” em qualquer tela, não apenas no Google Now ou Google Now Launcher.

Dica do Gilberto Marques no Twitter. Obrigado!

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque