Arquivo Celular

Primeiro update do Windows Phone 8.1 trará pastas e capinhas inteligentes aos aparelhos

Giovana Penatti
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Microsoft deve lançar em breve o primeiro update do Windows Phone 8.1, o GDR1, e os desenvolvedores já tiveram acesso a tudo que será incluído no sistema operacional para se prepararem. É preciso ter cadastro para ver o conteúdo no site, mas, graças à internet, já dá para saber o que virá na atualização.

Como já havia sido indicado pela própria Microsoft, será – finalmente – possível agrupar aplicativos em pastas na tela inicial, o que ajuda a manter tudo organizado; basta arrastar uma tile sobre outra. É até estranho falar disso como algo novo, já que o iOS e o Android têm há tanto tempo, mas, até agora, não está nativamente no Windows Phone — hoje, isso é possível por meio de um aplicativo da Nokia.

windows-phone-8-1

Outra novidade expressiva é o suporte a “capinhas inteligentes”, isto é, aquelas que mostram algumas informações e até podem permitir mexer em algumas funções do smartphone, como atender ligações, desligar o despertador e tal. O The Verge linka essa nova possibilidade do Windows Phone 8.1 com o rumor de que a HTC está para lançar uma versão com esse sistema do One, e o aparelho tem uma capinha desse tipo.

Entre as outras novidades da atualização, estão o suporte à resolução de 1280×800 pixels, telas de 7 polegadas (indicando o interesse da empresa em aparelhos com tela grande) e VoLTE e a possibilidade de ativar comandos de voz no carro através da Cortana por meio de um contato na agenda.

Ainda não há uma data certa para o GDR1 sair, mas espera-se que seja já em agosto, com aparelhos que o rodem nativamente sendo lançados entre o fim do mês que vem e o próximo.

Atualizado às 10h14.

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque