A Microsoft está planejando realizar um evento no próximo mês para anunciar oficialmente o sucessor do Windows 8, até o momento conhecido pelo codinome “Windows Threshold”. A data mais provável é o dia 30. Ao menos é o que disseram fontes próximas à companhia ouvidas recentemente pelo The Verge.

O Windows Threshold tem sido alvo de cada vez mais rumores por uma série de razões. A principal delas é a expectativa de que a nova versão acerte onde o Windows 8 aparentemente falhou. A interface que tenta atender telas sensíveis a toques e a tradicional combinação de teclado e mouse, por exemplo, até hoje não é bem aceita, mesmo com a atualização 8.1 tendo amenizado os pontos mais criticados.

Não por menos, os rumores já apontam para o retorno definitivo do menu Iniciar e a eliminação da Charms Bar na nova versão. Funcionalidades adicionais também são esperadas, como a inclusão de áreas de trabalho virtuais e integração com a assistente Cortana, mesmo que em fase posterior.

O nome do novo sistema também segue desconhecido, mas é bastante provável que a Microsoft mantenha a numeração e o batize simplesmente de “Windows 9”. Pode ocorrer também de a companhia escolher uma denominação totalmente diferente para sinalizar uma nova fase e, se for o caso, evitar vínculos com o Windows 8.

As fontes ouvidas pelo The Verge levantaram ainda a possibilidade de uma versão prévia para desenvolvedores (Windows Threshold Tech Preview) ser liberada na mesma data do anúncio ou alguns dias depois.

Um anúncio menos provável, mas tão aguardado quanto é a revelação da plataforma que promete combinar o Windows RT e o Windows Phone.

A Microsoft mantém o mistério, é claro, mas como a empresa agora tenta não ser tão letárgica às mudanças de rumo do mercado, dá mesmo para esperar novidades. Se não para 30 de setembro, para uma data próxima.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados