Twitpic como veio ao mundo

Você deve se lembrar do Twitpic, o serviço de compartilhamento de imagens que foi bem popular há alguns anos, antes do Instagram dominar e do próprio Twitter começar a receber fotos dos seus usuários.

Ele anda meio sumido, mas ainda existe… Até o dia 25 de setembro. Nessa data, o serviço será desativado.

Na nota em que anuncia a decisão, Noah Everett, fundador do Twitpic, explica que a decisão foi tomada após uma pressão do próprio Twitter, que entrou em contato há algumas semanas exigindo que eles se desfizessem da marca, ou correriam o risco de perder o acesso à API do Twitter – que é o coração do Twitpic.

Everett diz ainda que estranhou o pedido, já que o Twitpic existe desde o início de 2008, com pedido de marca registrado em 2009. “Na fase de ‘publicado para oposição’,  o Twitter entrou em contato”, diz. “Infelizmente não temos recursos para enfrentar uma companhia como o Twitter e manter nossa marca, que acreditamos ser nossa por direito. Então, decidimos desativar o Twitpic”.

Apesar de garantir, logo no começo da nota, que será possível fazer o backup de tudo, fomos tentar descobrir como fazer isso e… Nenhuma foto está lá. Entramos em contato com o Twitpic para descobrir o que aconteceu e se vai dar mesmo para salvar todo o conteúdo e atualizaremos este post assim que tivermos novidades.

Relacionados

Escrito por

Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.