Apple revela cartão SIM para iPad que suporta múltiplas operadoras

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas

O anúncio do iPad Air 2 e do iPad mini 3 pode não ter sido muito empolgante, mas ao menos veio acompanhado de algumas novidades interessantes. A mais agradável delas quase passou despercebida por não ter sido abordada no evento: o Apple SIM, um chip que concentra dados de várias linhas móveis.

Será o “início do fim” daqueles aparelhos que suportam dois cartões SIM ou mais? A princípio, não. A proposta do Apple SIM é oferecer ao usuário do iPad várias opções de acesso móvel à internet para que ele escolha a melhor para as suas necessidades no momento.

Para tanto, o chip da Apple é compatível com os serviços de várias operadoras. Por meio do aplicativo integrado ao iOS, o usuário define qual opção ativar. Os critérios de escolha incluem preços, capacidade da franquia e disponibilidade em determinada região.

Apple SIM

É, sem dúvida, uma mão na roda para usuários que acessam a internet no iPad via 3G ou 4G. Primeiro porque, com as escolhas adequadas para cada situação, a pessoa pode economizar com tarifas. Segundo porque a ideia põe fim às (constantes) trocas manuais de chip.

A parte ruim é que o Apple SIM só funciona nos Estados Unidos e no Reino Unido. A Apple não informou quando e se pretende levar a ideia a outros países, mas esta decisão não depende só dela: é necessário que as operadoras de cada local aceitem fazer parte do programa. No mercado norte-americano, por exemplo, somente AT&T, Sprint e T-Mobile aderiram ao acordo.

Vale frisar que a ideia é interessante, mas não é exatamente nova. Cartões “multi-SIM” existem há tempos. O diferencial da Apple é que a companhia tem maior poder de influência sobre as operadoras, o que pode resultar em planos de dados mais vantajosos aos usuários de iPad.

Com informações: ExtremeTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados