Sem fazer barulho, o Facebook apresentou nesta semana a nova versão do Places. A novidade recebeu muito mais que uma reformulação de interface: a partir de agora, o serviço passa a funcionar como um diretório de estabelecimentos dos mais diversos tipos espalhados pelo mundo.
Tudo o que o usuário precisa fazer é digitar o nome da cidade que está visitando – por exemplo, Buenos Aires. Em seguida, o Facebook Places mostrará recomendações de restaurantes, bares, teatros, entre outros, todos específicos para a região. É possível ainda navegar por um menu no topo da página que classifica estes lugares.
Os pontos recomendados aparecem com notas (de uma a cinco estrelas) e comentários de outros usuários do Facebook. Informações básicas como horário de funcionamento, fotos de produtos e telefone de contato também são mostrados, obviamente.
Os dados exibidos têm como base o Graph Search, além de checkins ou reviews de usuários em fan pages e afins. Eventualmente, o Facebook Places pode até mostrar informações de serviços como Yelp e TripAdvisor, mas esta não é a prioridade.
Embora não tenha se pronunciado sobre o assunto, o objetivo do Facebook, certamente, é manter os usuários o máximo de tempo possível dentro de suas páginas, portanto, Yelp e outros serviços do tipo acabam se tornando rivais, na verdade (por ora, rivais mais funcionais).
O Facebook Places Directory está disponível nesta página. Pelo menos por enquanto, não é possível acessar o diretório a partir dos apps móveis da rede social.
Com informações: CNET