Por mais que os estúdios e canais de TV a cabo se esforcem para trazer para o Brasil os episódios mais recentes de séries, nem sempre conseguem. E sem dúvida essa é uma das principais razões de sermos grandes usuários de torrent, já que recorrer à pirataria é a única maneira que nós conseguimos para assistir as séries que gostamos. Mas um relatório divulgado semana passada na revista Variety revelou o tamanho do nosso vício: o Brasil é o país que mais pirateia séries no mundo.
De acordo com a revista, os dados foram compilados pela firma Excipio, que faz “rastreamento de pirataria” para empresas e que liberou o relatório completo exclusivamente para a Variety. Eles dizem que rastrearam os downloads de diversas séries por torrent e outras redes de P2P durante o período de 1º de janeiro a 24 de dezembro do ano passado e chegaram à conclusão de que o Brasil foi o país onde mais foram feitos downloads, com 28,4 milhões. Em segundo lugar ficou a Rússia, com 28,1 milhões, e a Índia ficou em terceiro, com 16 milhões.
Este relatório não está disponível publicamente por enquanto e a revista não entra em detalhes sobre como foi feito o rastreamento dos downloads. Mas a Excipio tem liberado para certos veículos este tipo de relatório há algum tempo e se a metodologia de rastreamento for a mesma usada para filmes, os números são estimativas bastante precisas.
Além de divulgar o ranking de países que mais baixam séries, a Excipio também mostrou quais séries mais são baixadas no mundo. Essa lista também é compilada anualmente pelo site TorrentFreak, mas no caso do site, são considerados apenas trackers públicos de torrents. Ao que parece, a Excipio leva em consideração o download de outras fontes também, por isso os números são consideravelmente maiores isso faz a lista ser um pouco diferente da liberada pelo TorrentFreak.
A lista completa é essa abaixo:
- Game of Thrones (48,3 milhões)
- The Walking Dead (47,6 milhões)
- The Big Bang Theory (33,4 milhões)
- Arrow (29,1 milhões)
- The Vampire Diaries (22,9 milhões)
- Supernatural (21,2 milhões)
- How I Met Your Mother (20,2 milhões)
- Agents of S.H.I.E.L.D. (16,3 milhões)
- Suits (14,9 milhões)
- The Blacklist (14,2 milhões)
O Tecnoblog entrou em contato com a Excipio para tirarmos algumas dúvidas sobre esse relatório, mas até o momento da publicação deste post a empresa ainda não havia respondido.
Se levarmos em conta que o Netflix começou a fechar o cerco contra o uso de VPNs e outras ferramentas para acessar o conteúdo de outros países, já podemos estar com o troféu do ano que vem garantido.