Novo SSD da Samsung ultrapassa os 2 GB/s e consome pouquíssima energia

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Seu próximo notebook poderá ter uma memória flash extremamente rápida: a Samsung começou a produzir em massa o SM951, um SSD com interface PCI Express que alcança taxas de transferência de 2.150 MB/s, bem mais que os cerca de 500 MB/s de um SSD SATA comum. Apesar da velocidade maior, o consumo de energia está menor, o que deve ajudar a aumentar a autonomia dos portáteis.

O SM951 é um sucessor do XP941, usado em computadores como o Mac Pro lançado no final de 2013. O XP941 consumia 50 miliwatts em standby, enquanto o novo SM951 consome míseros 2 miliwatts, uma redução de quase 97%. Qual o segredo? A Samsung está usando um novo modo de energia, o L1.2, que desliga todos os circuitos de alta velocidade quando a máquina não está em uso.

A velocidade de leitura fica em 2.150 MB/s, enquanto a escrita chega a igualmente impressionantes 1.550 MB/s quando o SSD está conectado a um slot PCI Express 3.0 — com o padrão 2.0, as taxas caem para 1.600 MB/s e 1.350 MB/s, respectivamente, o que ainda é uma marca muito boa. A capacidade de operações aleatórias de leituras chega a 130.000 por segundo (IOPS).

O novo SSD da Samsung, que estará disponível em versões de 128 GB, 256 GB e 512 GB, já está sendo produzido em massa. Os primeiros notebooks e desktops com a nova memória devem ser lançados nos próximos meses. De acordo com a Samsung, o SM951 foi projetado para ter uma vida útil até 73 TB de escrita — mas, como vimos, esse número pode ser bem maior na prática.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados