Microsoft lança Send, um app de e-mail que não manda e-mail

Aplicativo é feito para enviar mensagens curtas a colegas de trabalho

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (22) um novo app de e-mail cujo foco não é bem enviar e-mails. Como assim? Apelidado de Send, ele se aproveita do que o WhatsApp tem de melhor e traz isso para o mundo formal de quem usa e-mails.

Assim, o foco do aplicativo é ajudar esses usuários a enviarem mensagens simples e curtas que ficariam estranhas em e-mails. São perguntas e observações rápidas, como “Você vem ao escritório hoje?” ou “Reunião em 10 minutos”, que também requerem respostas igualmente ágeis. Recursos como o aviso de que a outra pessoa está digitando também foram implementados (pelo menos ainda não tem o duplo tique de visualizado).

Qual a diferença, então, de usar o Send em vez de recorrer às dezenas de aplicativos de mensagens instantâneas semelhantes? A Microsoft explica: enquanto os apps de IM e SMS são “ótimos para mensagens curtas, você normalmente não tem o número de telefone do seu colega de trabalho no seu celular. [As pessoas no trabalho] querem todos os tipos de comunicação disponíveis no Outlook, mesmo que elas mandem-as de outros aplicativos”.

Com essa simplificação, os títulos e assinaturas característicos do e-mail desaparecem. Ao se conectar com o Office 365, o app mostra seus contatos mais recentes e as conversas são sincronizadas com o Outlook, embora os e-mails do serviço não apareçam no Send. É possível mandar uma mensagem para qualquer um que tem um endereço de e-mail.

O Send, por enquanto, só funciona com quem tem contas executivas ou de estudante no Office 365. O app está disponível apenas para iOS nos Estados Unidos e Canadá. Uma versão para Android e Windows Phone chega em breve. Com todos esses apps de IM disponíveis, você usaria o Send?

Receba mais sobre Microsoft Send na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados