O Google começou a testar uma nova maneira de fazer login nos serviços da empresa sem a necessidade de digitar senhas. Para um pequeno grupo de usuários que já possui acesso à novidade, basta digitar o email e depois aprovar o login em algum dispositivo confirmado, como um smartphone.

O usuário Rohit Paul, que foi convidado a experimentar o recurso, publicou um tópico no Reddit explicando como o processo funciona. Há alguns meses, o Google mudou o formulário de login: você deve digitar seu email, clicar no botão Fazer login e somente depois colocar a senha. Mas quem possui a função habilitada será direcionado para esta tela:

google-senha-eliminar

Ou seja, o Google enviará uma notificação para o seu smartphone, perguntando se você deseja confirmar o login; na tela do aparelho, três números aleatórios aparecerão. Basta tocar no número que também está sendo exibido na tela do computador e pronto, você está logado. E se você estiver sem o celular? Nesse caso, basta clicar no link para usar sua senha convencional.

google-senha-android

Na prática, o sistema do Google me lembra um processo de autenticação de duas etapas, só que sem a primeira etapa. A ideia é parecida com a do Yahoo, que começou a testar uma função chamada “Senhas sob demanda” em março: nela, o usuário recebe uma senha aleatória no celular e deve digitá-la na tela do computador para autorizar o acesso.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados