Spotify

Como competir no mercado de streaming de música, se todos os concorrentes têm acesso aos mesmos artistas? O Spotify quer vencer a batalha com conteúdo original. A empresa anunciou nesta segunda-feira (9) que trabalha em 12 séries envolvendo música e cultura pop. Segundo a Bloomberg, as séries terão vídeos com duração de até 15 minutos e contarão com o ator Tim Robbins e o produtor musical Russell Simmons.

Todos os programas são relacionados ao mundo da música. Ultimate/Ultimate, por exemplo, é uma série humorística que acompanha pessoas competindo em um concurso para se tornarem a próxima estrela da música eletrônica. Rhymes & Misdemeanors, por sua vez, documenta crimes notórios envolvendo artistas. Já em Trading Playlists, duas celebridades trocam playlists do Spotify por um dia para descobrir novas músicas e conhecer mais sobre o outro.

Pode parecer estranho um serviço de música investir em vídeo, mas não é a primeira vez que o Spotify faz isso: em maio de 2015, a empresa passou a exibir clipes da BBC e Comedy Central, além de podcasts. Os novos formatos de conteúdo estavam integrados ao Now, função que montava listas de reprodução personalizadas para cada momento: você poderia ouvir um podcast de notícias enquanto estivesse indo para o trabalho ou assistir a um vídeo humorístico na volta para casa, por exemplo.

Os novos conteúdos do Spotify, que não foram exatamente um sucesso de público, nunca chegaram a ser lançados no Brasil. Se os planos não mudarem, o mesmo pode acontecer com as séries originais: inicialmente, a ideia é lançá-las apenas nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Suécia. Elas estreiam até o final do ano e estarão disponíveis para usuários gratuitos e pagantes.

Na Netflix, os conteúdos originais são uma das principais estratégias para fortalecer o serviço: a empresa trabalha, inclusive, em produções regionais, como uma série original sobre a Operação Lava Jato. Resta saber se as pessoas estarão dispostas a assistir a vídeos no Spotify.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados