24 horas. Foi esse o tempo que o Tecnoblog ficou completamente inacessível. Graças a uma tempestade que vem assolando Chicago, cidade onde nossos servidores estão. A tempestade afetou diretamente a distribuição de energia elétrica, o que derrubou um datacenter inteiro levando consigo o TB e mais centenas de sites do mundo todo.

Antes o problema fosse só a energia elétrica. Mas não, não foi só a conexão (e a paciência) que nós perdemos: algumas horas depois, quando a energia já havia sido restaurada, descobrimos que a queda havia afetado 11GB de dados somente na máquina usada pelo TB. No meio disso estavam bancos de dados, imagens, posts, scripts, vídeos, comentários… Tudo se foi.

Sabe quando você aprende, nos primeiros contatos com o computador, que backup nunca é demais? Ainda bem que levamos isso a sério, pois foi a partir do nosso último backup externo (salvo em outro servidor), feito no último dia 20, que conseguimos restaurar o site. Ou a maior parte dele, pelo menos.

Estamos em débito com nossos leitores, nossos patrocinadores e todos aqueles que confiam no TB como fonte diária de informação. Pedimos desculpas por isso, mesmo sabendo que estávamos de mãos atadas.

Nunca o TB ficou tanto tempo fora do ar. Esse episódio nos fez adiantar o que agora se mostra inadiável: estávamos com uma migração de servidores agendada para o final do mês. Agora, a migração deverá acontecer neste final de semana.

E fica decretado: 24 de junho de 2010, o #diaSEMtecnoblog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados