O iPhone 4 continua dando o que falar. O aparelho, considerado revolucionário por Steve Jobs, vende como se fosse água. Mesmo assim, está no centro de um furacão de denúncias relacionadas ao seu funcionamento: a forma como o aparelho é construído – em especial a engenharia das antenas – prejudicaria a recepção do sinal de celular. Uma publicação americana especializada em análise de produtos confirmou o problema, e eis que o pesadelo piorou.

A Apple já convidou veículos de imprensa para uma conferência (emergencial, é bom frisar) que terá vez amanhã na sede da empresa. O iOS 4.0.1 com possível correção para o cálculo de potencial de sinal também está na praça. Ninguém sabe se a Apple vai admitir de vez que o novo smartphone possui realmente o problema nas antenas. Mas se tiver? Bem, a conta poderia ser bastante alta.

Para um analista do Bernstein Research, a conta de um possível recall de iPhones 4 poderia custar à Apple uma fortuna estimada em 1,5 bilhão de dólares, equivalente a cerca de R$ 2,6 bilhões. Para Toni Sacconaghi, a medida seria certeira para corrigir aquilo que a revista Consumers Report relatou: uma falha de engenharia. “Remediá-lo [o problema] em vez de ignorá-lo parece ser o mais apropriado” para o analista, que ainda ressalta que boa parte dos clientes da Apple já tomou conhecimento da falha.

Embora seja um valor bilionário, a Apple sabidamente tem obtido lucros extraordinários trimestre após trimestre, ano após ano. Não seria a ruína financeira caso optassem por recolher todos os smartphones com defeito para substituir por uma versão que não apresente o erro. Outra opção é fornecer gratuitamente um case emborrachado com cada iPhone (eles custam US$ 30, mas devem custar apenas 1 dólar para a companhia) que evite o contato da mão do cliente com as tiras de metal da antena.

A Apple teria a coragem – humildade? – de admitir que uma falha no seu tão bem pensado, revolucionário e exclusivíssimo design seria a grande responsável para que o iPhone 4 não receba o sinal de celular corretamente?

Com informações: CNET, Folha.com, Techland.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados