A Apple liberou hoje a primeira atualização do Safari 5, a versão 5.0.1. As principais novidades foram correções de segurança e a adição de extensões para todos, além da estreia de uma galeria de extensões para facilitar a vida dos usuários ao procurar os add-ons para o Safari.
As correções de segurança foram 15, sendo que uma delas resolve o problema que veio a público na última sexta-feira em que um script simples poderia facilmente roubar informações pessoais do usuário do computador através da funcionalidade de preenchimento automático de campos de cadastro do Safari.
Testei o Safari 5.0.1 e, de fato, a prova de conceito que antes da atualização conseguia roubar seus dados agora não consegue mais.
Esse não é considerado um bug crítico, mas 13 dos 14 demais eram, pois permitiriam “execução arbitrária de código”. Os 13 eram vulnerabilidades presentes no WebKit, o motor de navegação que é a base tanto do Safari como do Chrome. Inclusive, três desses bugs foram relatados por engenheiros de segurança do Google.
Além as correções, a principal novidade é que agora as extensões estão disponíveis para todos. Quer dizer, elas já estavam, mas era preciso entrar nas preferências do programa, habilitar o menu de desenvolvedores, e somente lá habilitar o uso de extensões, que tinham que ser instaladas manualmente a partir do arquivo disponibilizado pelo desenvolvedor.
Agora todo esse processo é transparente. Não é mais necessário habilitar o menu de desenvolvedor — a aba de extensões já aparece por padrão na janela de preferências. E para instalar uma nova extensão basta visitar a galeria de extensões que a Apple agora hospeda, escolher a sua e clicar em instalar, pronto — não precisa baixar nada, nem reiniciar o navegador.
Par baixar o Safari 5.0.1, tanto para Mac quanto para Windows, basta visitar a página www.apple.com/safari. Ou, se você usa um Mac, basta clicar em Atualização de Software no menu que a atualização do navegador já estará lá esperando para ser instalada.
Com informações: Computerworld