Google deleta apps de Android que colhiam dados privados

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 9 anos

O Google foi pego de calças curtas dessa vez: a equipe que cuida do Android Market foi obrigada a remover alguns aplicativos de configuração de papel de parede às pressas. Tal app estava recolhendo informações de usuários e enviando para um desenvolvedor. Tudo com o consentimento do dono do aparelho, o que piora as coisas.

O app Backgrounds para iOS ajuda a alterar o papel de parede sem colher dados

Foi a empresa de segurança Lookout quem denunciou mais de 80 aplicativos desse que oferecem opções para o papel de parede do celular, pois colhiam variadas informações, entre elas o número de celular. Para que um aplicativo desse tipo precisa registrar o número da linha? Também não sei, e pelo visto nem o Google: a empresa suspendeu os softwares enquanto investiga a situação.

De acordo com John Hering, CEO da Lookout em entrevista ao Wall Street Journal, os aplicativos até avisavam que fariam a coleta desses dados logo que eram baixados. No entanto, isso não justifica a coleta, uma vez que não é exatamente comum ter aplicativos desse tipo requisitando informações particulares do usuários.

Hering ainda lembrou que a maioria dos usuários não presta atenção aos pedidos para coleta de dados que os aparelhos exibem. Nesse caso, no entanto, não podemos colocar a culpa no desenvolvedor do aplicativo: é do usuário mesmo, que deveria ter mais cuidado ao autorizar esse tipo de coisa.

Com informações: Digits.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Relacionados

Relacionados