Captcha em vídeo? Agora existe

Thássius Veloso
Por

Os captchas já estão na internet faz algum tempo. Sites de download, formulários de contato, cadastros de novos serviços… Não são poucos os cenários nos quais esse tipo de tecnologia é usada. O objetivo, você já sabe, é confirmar que o usuário tentando completar aquela ação é mesmo um ser humano. O problema é que conforme os captchas foram se sofisticando, o mesmo aconteceu com os robôs.

E quanto de nós já não perdemos vários segundos observando as letras de um captcha, antes de inserir os caracteres necessários. Em determinados sites é praticamente impossível acertar o captcha de primeiro (o sistema usado pelo Google é um deles, diga-se passagem). Ainda bem que engenheiros inventaram uma nova forma de apresentar a confirmação de usuário: trata-se do captcha baseado em vídeo.

Até agora, a maioria dos captchas era apresentado ao usuário por meio de imagens com as letrinhas que devem ser inseridas. Também já vi capcthas baseados em imagens de bichos e também em letras em 3D. Mas sempre com imagens. No caso do NuCaptcha, pensaram o que faria a tarefa do robô tentando criar um cadastro de e-mail (para enviar spam, claro) mais difícil. A conclusão foi de que qualquer sistema de leitura de caracteres teria muita dificuldade de identificar letras que ficassem flutuando pela tela.

NuCaptcha em ação

O resultado é o da captura de tela acima. NuCaptcha utiliza Flash Player para apresentar algo similar a um vídeo (só nisso já temos um aumento no nível de dificuldade, visto que nem todos os sistemas de leitura conseguem reproduzir Flash). Além disso, as letras ficam flutuando na tela, o que pode causar maior confusão. Por fim, o NuCaptcha pede que apenas letras de uma determinada cor sejam inseridas no formulário.

Tomara que a empresa por trás dessa tecnologia ganhe novos investidores. Ao menos a ideia parece-me boa.

  • Acessar | Testes do NuCaptcha
  • Acessar | Plugin do NuCaptcha para WordPress

Com informações: Mashable.

Relacionados

Relacionados