Os captchas já estão na internet faz algum tempo. Sites de download, formulários de contato, cadastros de novos serviços… Não são poucos os cenários nos quais esse tipo de tecnologia é usada. O objetivo, você já sabe, é confirmar que o usuário tentando completar aquela ação é mesmo um ser humano. O problema é que conforme os captchas foram se sofisticando, o mesmo aconteceu com os robôs.

E quanto de nós já não perdemos vários segundos observando as letras de um captcha, antes de inserir os caracteres necessários. Em determinados sites é praticamente impossível acertar o captcha de primeiro (o sistema usado pelo Google é um deles, diga-se passagem). Ainda bem que engenheiros inventaram uma nova forma de apresentar a confirmação de usuário: trata-se do captcha baseado em vídeo.

Até agora, a maioria dos captchas era apresentado ao usuário por meio de imagens com as letrinhas que devem ser inseridas. Também já vi capcthas baseados em imagens de bichos e também em letras em 3D. Mas sempre com imagens. No caso do NuCaptcha, pensaram o que faria a tarefa do robô tentando criar um cadastro de e-mail (para enviar spam, claro) mais difícil. A conclusão foi de que qualquer sistema de leitura de caracteres teria muita dificuldade de identificar letras que ficassem flutuando pela tela.

NuCaptcha em ação

O resultado é o da captura de tela acima. NuCaptcha utiliza Flash Player para apresentar algo similar a um vídeo (só nisso já temos um aumento no nível de dificuldade, visto que nem todos os sistemas de leitura conseguem reproduzir Flash). Além disso, as letras ficam flutuando na tela, o que pode causar maior confusão. Por fim, o NuCaptcha pede que apenas letras de uma determinada cor sejam inseridas no formulário.

Tomara que a empresa por trás dessa tecnologia ganhe novos investidores. Ao menos a ideia parece-me boa.

  • Acessar | Testes do NuCaptcha
  • Acessar | Plugin do NuCaptcha para WordPress

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados