Continuando a onda de notícias sobre o Google, a equipe de desenvolvimento do Android anunciou, lá de Mountain View, que os smartphones com a versão mais atual da plataforma já podem conversar com seus aparelhos. Não, não é para fazer o celular de analista: estou falando do comando de voz integrado ao Android.

De acordo com o Google, a forma mais íntima de usar um celular é por meio da voz. Afinal de contas, essa é uma de suas principais finalidades. E já que faltava isso ao Android, agora não falta mais. As Voice Actions do Android vão funcionar a partir da versão 2.2 (Froyo) da plataforma. Não será numerosa a lista de aparelhos que atualmente podem usar o recurso, mas isso deve mudar ao longo dos próximos meses.

Além dos já meio usuais comandos de telefonar para uma pessoa ou iniciar a reprodução de uma música, as Voice Actions permitem acionar o GPS e obter a rota para chegar a algum lugar, adicionar uma nota para si mesmo, acessar determinado website e fazer buscas no Google.

Mas o mais legal possivelmente será o comando “send email to“, seguido do nome do contato. Após falar isso, basta dizer a mensagem que o Android vai adicionando o texto. E o mesmo vale para SMS: “send text to” faz operação semelhante.

(vídeo do YouTube)

O Motorola Droid 2 (vendido exclusivamente pela Verizon – amiguinha do Google nos Estados Unidos) já terá o Voice Actions pré-instalado de fábrica. Os demais aparelhos, como Droid original (Milestone no Brasil) e o Nexus One, dependerão do download dos aplicativos Voice Search e Google Search widget atualizado. É só procurar no Android Market por eles e baixar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados