Arquivo Celular

Fale com seu celular: Android ganha comando de voz

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Continuando a onda de notícias sobre o Google, a equipe de desenvolvimento do Android anunciou, lá de Mountain View, que os smartphones com a versão mais atual da plataforma já podem conversar com seus aparelhos. Não, não é para fazer o celular de analista: estou falando do comando de voz integrado ao Android.

De acordo com o Google, a forma mais íntima de usar um celular é por meio da voz. Afinal de contas, essa é uma de suas principais finalidades. E já que faltava isso ao Android, agora não falta mais. As Voice Actions do Android vão funcionar a partir da versão 2.2 (Froyo) da plataforma. Não será numerosa a lista de aparelhos que atualmente podem usar o recurso, mas isso deve mudar ao longo dos próximos meses.

Além dos já meio usuais comandos de telefonar para uma pessoa ou iniciar a reprodução de uma música, as Voice Actions permitem acionar o GPS e obter a rota para chegar a algum lugar, adicionar uma nota para si mesmo, acessar determinado website e fazer buscas no Google.

Mas o mais legal possivelmente será o comando “send email to“, seguido do nome do contato. Após falar isso, basta dizer a mensagem que o Android vai adicionando o texto. E o mesmo vale para SMS: “send text to” faz operação semelhante.

(vídeo do YouTube)

O Motorola Droid 2 (vendido exclusivamente pela Verizon – amiguinha do Google nos Estados Unidos) já terá o Voice Actions pré-instalado de fábrica. Os demais aparelhos, como Droid original (Milestone no Brasil) e o Nexus One, dependerão do download dos aplicativos Voice Search e Google Search widget atualizado. É só procurar no Android Market por eles e baixar.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque