Apple dá uma banana para Flash Player

Thássius Veloso
Por

O evento “Back To The Mac”, apresentado nessa semana por Steve Jobs e demais envolvidos no mundo Mac, trouxe boas novidades: o MacBook Air renovado, o iLife ’11 e alguns detalhes do Mac OS X Lion. A empresa, porém, deixou de falar de um assunto bastante interessante para todos nós: a presença do plugin do Flash nos computadores Mac.

E a notícia não é boa para a Adobe: a Apple confirmou que não vai mais incluir o Flash Player no Mac OS.

Até agora, os Macs – sejam iMacs ou MacBooks – comprados em lojas ou no site da Apple – vinham com o Flash Player instalado de fábrica. Sabe como é, no Mac tudo tem que ser usável logo de cara. Portanto, é meio inconcebível pensar que o plugin possivelmente mais usado no mundo tivesse que ser baixado antes do usuário começar a acessar a web e ter a experiência completa que cada website deveria proporcionar.

A visão da empresa mudou. Já no MacBook Air novo o usuário terá que baixar o Flash Player se quiser visualizar conteúdos disponíveis somente por meio dessa tecnologia. E a intenção da Apple é ampliar esse procedimento para todos os Macs que ainda serão produzidos, antes mesmo do Mac OS X Lion chegar (sem qualquer vestígio do Flash nativo).

Nada de Flash nativo a partir de agora (imagem: Engadget)

Constantes vulnerabilidades no Flash não são exatamente um cartão de visitas para a Adobe, mas podiam afetar os Macs com o Flash desatualizado. Com a nova medida, o usuário fica obrigado a baixar o Flash Player mais recente logo que liga o computador pela primeira vez, garantindo assim um pouco mais de segurança (só um pouco, afinal de contas continua sendo o problemático Flash da Adobe).

Download | Adobe Flash Player
Baixatudo | Adobe Flash Player 10

Com informações: Daring Fireball, Engadget.