Arquivo Internet

Google bloqueia importação de amigos do orkut para Facebook

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Eu já não esperava que a ferramenta de importação de amigos do orkut criada pelo Facebook ficasse no ar por muito tempo. Mas contrariando todas as minhas expectativas, ela permaneceu no ar por mais do que 48 horas. Parece que apenas na semana passada, quando o Google alterou os termos de serviço de uma das suas APIs, é que a ferramenta parou mesmo de funcionar.

Para quem não lembra, o Google decidiu mudar os termos de serviço dos sites que se aproveitam da API de contatos do Gmail para encontrar usuários dentro das suas redes. Os que quiserem por ventura utilizarem-na, precisam disponibilizar uma ferramenta de exportação ou API do mesmo tipo aos seus usuários. Ao que parece, essa mudança se aplicou também à API do orkut, que parou de funcionar com a ferramenta de localização de amigos do Facebook. Os usuários que tentarem encontrar seus amigos, receberão a mensagem acima, sem mostrar nenhum contato.

O mais curioso é que a mudança nos termos de serviço da API, ao menos na teoria, deveria afetar todos os serviços que fazem uso dela: Twitter, MySpace e dezenas de outros. Mas por algum motivo, o Facebook é o único que parece ter sido bloqueado pelo Google. Testei agora a ferramenta de encontrar amigos do Twitter e ela continua funcionando como se nada tivesse acontecido.

Essa não é a primeira vez que o Google muda uma das suas políticas para evitar o “roubo” de usuários das suas redes sociais. No final de setembro, a empresa também retirou a opção de exportar o endereço de e-mail em um arquivo .csv do orkut depois que o Facebook aconselhou seus usuários a seguirem esse procedimento.

Dica do @nababu no Twitter.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque