No último mês de junho o congresso norte-americano aprovou uma lei que obriga as universidades do país a proibirem troca ilegais de arquivos (ou seja, arquivos protegidos por direitos autorais) em suas redes, sob pena de sofrerem sanções severas, que podem chegar até a cortes do financiamento federal.


Enquanto diversas instituições estudam bloqueios à determinados sites, a universidade de Valdosta, no estado da Georgia, foi além do necessário: instalou em seu campus um software que permite identificar o usuário que está acessando serviços de P2P em sua rede, e já avisou que entregará os dados de quaisquer piratas que aparecem por lá para as autoridades.

“Assim que os indivíduos forem identificados seus dados serão entregues à polícia. Os usuários podem ser acusados criminalmente, serem condenados a até cinco anos de prisão e multas de até US$ 250 mil”, diz um comunicado entregue aos estudantes. Apesar do tom de ameaça, Joe Newton, diretor de tecnologia e informação da universidade de Valdosta, vê a medida como positiva: “Como uma instituição de ensino superior, nós devemos tomar medidas educativas para solucionar e problema e usar procedimentos aprovados para conseguir chegar a nossos objetivos”.

Ainda que sites como o TorrentFreak vejam que sejam difíceis as chances da polícia de fato de envolver em investigações contra a troca ilegal de arquivos, o sistema tem gerado críticas principalmente por não ser capaz de diferenciar downloads de arquivos livres de direitos autorais da mais legítima pirataria.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados