O que é rede WAN? [Wide Area Network]

Um conjunto de outras grandes redes; saiba o que é rede WAN e como funciona sua utilização e tecnologia por empresas

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é WAN? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Imagine uma série de redes em filiais da mesma empresa conectadas a uma rede maior. Veja abaixo, o que é rede WANWide Area Network ou Rede de Longa Distância —, como funciona a tecnologia e a utilização mais comum entre segmentos empresariais. Existem diversas formas de ligação entre essas redes, túneis de IP, VPN e rotas locadas.

A união de diversas redes à longas distâncias

É uma forma simplificada de definir a rede WAN. A definição técnica é também simples, uma rede de longa distância (WAN) é um conjunto de redes locais (LANs) ou outras redes que se comunicam entre si. Uma WAN é essencialmente uma “rede de redes”, assim concluímos que a Internet é a maior WAN do mundo.

Qual a utilidade de WAN para empresas?

Uma rede de longa distância (WAN) é uma grande rede de computadores que conecta grupos de computadores a grandes distâncias. WANs são frequentemente usadas por grandes empresas para conectar suas redes de escritórios; cada escritório tem sua própria rede local, ou LAN, e essas LANs se conectam por meio de uma WAN. Essas conexões longas podem ser formadas de várias maneiras diferentes, incluindo linhas alugadas, VPNs ou túneis IP.

É melhor que LAN?

Depende das necessidades da empresa. Normalmente, as LANs existem em uma área restrita e compartilham um único ponto central de conexão com a Internet. As WANs são projetadas para fornecer conectividade de rede a longas distâncias. Elas geralmente são compostas de várias LANs conectadas.

Uma organização que configura sua própria WAN quase sempre contará com uma infraestrutura de rede que está fora de seu controle: por exemplo, uma empresa com um escritório em Paris e um escritório em Nova York terá que enviar dados entre esses escritórios por cabos submarinos que cruzam o oceano.

É comum que uma WAN inclua vários roteadores e switches. Uma LAN só precisa de um roteador para se conectar à Internet ou outras LANs, embora possa usar switches também.

Otimizando a transferência de dados

As restrições de latência e largura de banda geralmente causam problemas de desempenho em WANs corporativas. A otimização de WAN pode usar uma variedade de técnicas, incluindo eliminar duplicatas, compactação, otimização de protocolo, modelagem de tráfego e cache local.

Essas técnicas melhoram a entrega de pacotes e o controle de tráfego, permitindo, por sua vez, que a largura de banda da rede aumente ou diminua dinamicamente conforme a necessidade.

Com informação: Cisco, Cloud Flare.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Rede de longa distância na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados