Veja não um, mas dois hacks do Nexus S (vídeo)

Paulo Graveheart
Por

Hackear smartphones para rodar sistemas operacionais diferente dos seus originais já virou moda: basta sair um aparelho qualquer que a corrida pelos melhores hacks começa, para ver quem consegue rodar um SO diferente primeiro. E no caso do Nexus S, novo celular com Android do Google, o feito foi realizado não apenas com um sistema, mas dois: MeeGo e Ubuntu.

(YouTube)

No vídeo acima podemos ver o Nexus S dando boot com o MeeGo. Segundo o dono da façanha o hack ainda está meio crú e poucas funções estão realmente ativas, mas já é possível vislumbrar novos releases do sistema da Nokia para o celular do Google. Na verdade, pelo andar da carruagem, não seria nem um pouco surpreendente se víssemos uma versão utilizável do MeeGo para o Nexus S antes da Nokia finalmente um aparelho com esse sistema.

Mas não é só isso: Como o método para rodar é MeeGo é absurdamente simples, e nem mesmo exige modificações maiores no aparelho, o mesmo método foi usado para rodar também o Ubuntu no Nexus S. O resultado você vê abaixo:

próximo passo: executar o Kurumin

Assim como o MeeGo, o port do Ubuntu ainda está em estágios iniciais, mas se você quiser entender o processo (ou é o sortudo dono de um Nexus S e gosta de fortes emoções), pode acompanhar a discussão com as instruções de instalação e desenvolvimento do MeeGo e do Ubuntu no fórum XDADevelopers.

Com informações: Engadget

Relacionados

Relacionados