Google apresenta novo Android Market: é clicar no computador e instalar no telefone

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Captura de tela do novo Android Market Web Store
Android Market de cara nova | Clique para ampliar

Você sempre quis isso: escolher um aplicativo enquanto está em frente ao computador, e imediatamente o download começar no dispositivo móvel que você carrega. Sem links, sem QR Codes, nada. Agora isso é possível para quem tem um telefone rodando o Android. Sim, o Google passou a perna na concorrência e foi o primeiro a lançar esse recurso.

O anúncio da nova funcionalidade foi feito nessa quarta-feira, no mesmo evento em que as compras in-app foram apresentadas. Para que tudo funcione nos conformes, a empresa reformulou totalmente o Android Market. A versão web da loja de aplicativos do Google finalmente merece o seu acesso.

Para início de conversa, um novo design. Fazia tempo que o site do Android Market gritava pelo amor de Deus para que alguém lhe desse uma nova roupagem. O novo layout é bem mais agradável, com filtragem rápida por categorias e aplicativos mais baixados (os gratuitos e os pagos). Carrosséis de destaque ainda ajudam a destacar o que de melhor está presente no Market, para quem não sabe o que quer baixar.

Depois de escolher aquele aplicativo que merece ser instalado imediatamente no smartphone, é só clicar no botão Install. Um balão apresenta todos os dispositivos que atualmente estão atrelados à sua Google Account. Depois de escolher um deles, pum!, o aplicativo começa a ser baixado quase instantaneamente no celular.

Captura de tela do Android Market com seleção de dispositivo
Escolha o dispositivo no qual o app será instalado

Eu fiz o teste e estou impressionado. Entrei no Android Market, escolhi o aplicativo Advanced Task Killer e mandei instalá-lo no Motorola Milestone 2. Menos de um minuto depois (30 segundos, se bem contei), lá estava o app sendo baixado e depois instalado no aparelho. Muito fácil.

Se você é dono de um aparelho com Android, seu dever tecnológico é de entrar no Android Market agora mesmo para testar esse novo recurso que é simplesmente fenomenal.

Esse é o Google ouvindo nossos pedidos acerca de uma plataforma tão importante. Não bastasse inventar a instalação remota de aplicativos no Android, a empresa aproveitou para incluir vídeos nas páginas de aplicativos (o que deve facilitar na hora de decidir se quer comprar ou não).

Outra novidade do Market é que os desenvolvedores poderão determinar preços específicos do aplicativo para diferentes moedas. Em breve, um desenvolvedor que cobra 5 dólares por um aplicativo terá como cobrar 5 reais por esse mesmo software para consumidores do Brasil (sabe como é, nosso poder de compra é inferior ao dos americanos). Quem não quiser, terá opção de fazer a conversão automática antes de o usuário pagar pelo aplicativo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados