Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo podem anunciar uma parceria em breve. Quem levanta essa hipótese é o jornal The New York Times, que fez questão de deixar bem claro que uma relação mais próximas entre as duas empresas é algo longe de ter sido confirmado por elas. Será que Microsoft e Nokia vão se unir em prol de uma estratégia única para celulares?

Segundo a publicação, são várias as evidências de que as duas companhias estão para anunciar algo grandioso em breve. Para início de conversa, uma aliança entre a Microsoft e a Nokia na área de software traria benefícios a ambas. A fabricante do Windows teria um enorme mercado de aparelhos (450 milhões de unidades vendidas em 2010), o que faria o market share do Windows Phone subir. Por sua vez, a Nokia teria acesso a uma plataforma que tem gerado interesse em muita gente.

Pois é, tudo é em torno do Windows Phone.

Nokia N8 rodando Symbian^3
Nokia N8: tentativa de dar sobrevida ao Symbian

Outro detalhe importante é que a Microsoft atualmente usa mapas fornecidos pela Navteq, uma empresa comprada pela Nokia faz três anos. Já a Nokia teria a chance de adotar o Bing como buscador oficial de seus aparelhos, medida que em nada afetaria qualquer de seus negócios, uma vez que ela não possui nenhum buscador.

Stephen Elop, que atualmente dirige a Nokia, já foi executivo do alto escalão da Microsoft. Ou seja, tem acesso facilitado ao alto comando da MS, sem falar que conhece diversos projetos de longo prazo da companhia liderada por Steve Ballmer. O mesmo Elop disse em janeiro que a Nokia terá estratégias diferentes para aparelhos de custo baixo, elevado e alto. Nada de descartar o Windows Phone nos aparelhos mais caros, imagino.

Nós só vamos descobrir se esse rumor procede em 11 de fevereiro. A Nokia marcou um anúncio para essa data.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados