Já não era sem tempo. O Twitter anunciou, depois de muito espera, que o cliente para acessar o microblog a partir de um smartphone rodando Android foi atualizado. Entre as novidades, a principal é certamente no design. O Twitter para Android finalmente está bonito de ver e agradável de usar, características que eram exclusivas do cliente para iOS.

Para começo de conversa, devo dizer que a versão anterior do Twitter para Android muito me desagradava. O seu layout era quase infantil, exagerando no uso do azul de maneira irritante. Agora as coisas estão diferentes, para alegria geral de quem gosta de um bom design. Esse novo cliente ficou mais sóbrio, como você pode ver nas capturas de tela abaixo.

Tela de login e timeline no Twitter para Android 2.0.0
Tela de login e timeline no Twitter para Android 2.0.0

E o mais bacana é que, ao iniciar o Twitter para Android, ele imediatamente leva o usuário para a timeline. Nada mais de ter que ficar escolhendo se quer ver os novos tweets, ou menções ao seu nome, e uma espécie de menu nada prático. A equipe que desenvolve o aplicativo certamente inspirou-se no cliente para iPhone, que sempre foi superior.

Infelizmente nem tudo são flores. Ao tentar usar o Twitter para Android em um Motorola Milestone 2, não foi possível passar mais do que alguns instantes lendo as atualizações das pessoas que eu sigo. Isso porque, depois de rolar a tela para baixo algumas vezes, a fim de ver os tweets mais antigos, o software simplesmente trava. Evan Williams, tem que ver isso aí!

Twitter para Android 2.0.0 trava no Milestone 2
Se eu desejo forçar o encerramento? Não, mas…

Outro recurso que o Twitter para Android recebeu com a nova versão é a busca universal, que permite informar um termo ou palavra-chave e verificar se ele é encontrado em todos os tweets dos usuários do Twitter, em tweets de pessoas próximas à localização geográfica do usuário, e também nos nomes dos usuários cadastrados no microblog.

O Twitter para Android 2.0.0 pode ser baixado por meio do Android Market, lembrando que a instalação remota está valendo para esse aplicativo. Só funciona em Android 2.1 ou superior.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados