Extensão para Chrome bloqueia sites dos resultados do Google

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 9 anos

O Google lançou nessa segunda-feira mais uma extensão para Chrome. Dessa vez o alvo são sites que não merecem aparecer no índice de resultados do buscador. E, com a ajuda dos usuários, o Google pretende refinar ainda mais o algoritmo que apresenta tais resultados. Bloqueie os sites que você não gosta para ajudar o Google!

Personal Blocklist é o nome da extensão, que já está disponível para download a partir da Chrome Web Store. Uma vez que ela é instalada no navegador, os sites do Google passam a apresentar links para bloquear determinado endereço nos resultados de busca, como a imagem abaixo demonstra.

Resultados de busca do Google

Link permite bloquear endereços nos resultados de busca do Google

Basta dar um clique nesse link para que o site apareça imediatamente dos resultados de busca.

O botão da extensão na barra de ferramentas do Chrome apresenta uma lista com todos os endereços já bloqueados, com direito a ações como remover o site da lista negra ou editar suas informações (como incluir apenas um subdomínio daquele endereço).

Extensão apresenta todos os sites bloqueados

Essa iniciativa do Google, que por enquanto encontra-se em caráter de experimentação, visa a tirar proveito do feedback que o usuário naturalmente daria para empresa. Sempre que você bloquear um site, o Google vai ficar sabendo disso, e poderá considerar essa informação em futuros resultados de busca.

Thássius Veloso

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia, setor que cobre há mais de 12 anos. Participou das principais feiras e noticiou os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, TI e inovação. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Também atua como palestrante e como comentarista do canal de TV por assinatura GloboNews. Tem passagem pelo portal TechTudo e pela rádio CBN. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e fez colaborações com a revista Galileu e o jornal O Globo.

Relacionados

Relacionados