Como descobrir o nome de uma música online pelo PC com o Shazam

Extensão do Shazam permite identificar uma música pelo som pelo navegador web, podendo até reconhecer arquivos de áudio do WhatsApp ou em MP3

Lucas Lima Victor Toledo
Por e
Extensão do Shazam para Gooogle Chrome ajuda a descobrir o que está tocando na guia atual (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

Para reconhecer músicas online pelo PC, você deve primeiro baixar e instalar a extensão do Shazam na Chrome Web Store. Ao ouvir uma música em uma guia do Chrome, como em um vídeo do YouTube, os você pode clicar na extensão para identificar a faixa.

Vale notar que o Shazam não identifica músicas a partir de arquivos MP3 diretamente, mas uma solução alternativa é reproduzir o áudio via WhatsApp ou Telegram no navegador e usar a extensão para identificar. Ela também não reconhece músicas cantaroladas, mas você pode utilizar o Google Assistente para essa função.

1. Abra a página da extensão do Shazam na Chrome Web Store

O primeiro passo para reconhecer uma música pelo PC consiste em baixar a extensão do Shazam para Google Chrome, por meio da Chrome Web Store.

achar música pelo som pc usando a extensão do Shazam para Google Chrome

2. Instale a extensão do Shazam no seu navegador

Na página da extensão do Shazam, clique em “Instalar” e depois em “Adicionar extensão” para habilitar o recurso de identificar uma música online pelo PC.

descobrir música online com a extensão do Shazam para Google Chrome

3. Fixe a extensão na barra de tarefas do Google Chrome

Você pode fixar a extensão na barra do Chrome, clicando no ícone de alfinete, para facilitar a pesquisa de músicas por áudio no PC.

Extensão do Shazam para descobrir música pelo PC

4. Ative o Shazam para identificar uma música pelo som

Quando algo estiver tocando em uma guia do Google Chrome no computador, clique na extensão do Shazam para começar a descoberta da música. Você pode usar a extensão para reconhecer a trilha sonora de algum filme ou descobrir a música de um vídeo do YouTube pelo PC, por exemplo.

Usando o Shazam no Google Chrome para reconhecer música online

É possível descobrir o nome de uma música pelo arquivo MP3?

O Shazam não aceita arquivos para identificar uma música. Contudo, você pode enviar o áudio em uma conversa do WhatsApp ou Telegram pelo navegador, dar play e então ativar a extensão para descobrir o nome da música de um arquivo MP3.

Tem como identificar uma música pelo Shazam no Firefox?

Não. A extensão do Shazam não está disponível no Firefox. Contudo, você pode recorrer ao Google Chrome para fazer a descoberta da música pelo PC ou usar o celular.

Dá para descobrir o nome de uma música cantarolando?

O Shazam não consegue descobrir uma música só cantarolando, é necessário que a canção esteja tocando para que a ferramenta a identifique. Como alternativa, você pode cantarolar para pesquisar música por áudio no Google Assistente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Shazam na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados