Arquivo Celular

NVidia exibe chip quad-core para dispositivos móveis

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Poucas são as empresas de tecnologia que conseguem manter seus futuros produtos guardados à sete chaves. A NVidia não faz parte dessa lista, visto que nós já sabíamos que a empresa iria produzir um chip quad-core para dispositivo móveis esse ano. Mas foi somente ontem que a empresa finalmente tornou-o oficial e demonstrou as suas capacidades nada impressionantes diante do público do Mobile World Congress.

O codinome do projeto é Kal-el, mas ele provavelmente vai ser lançado como Tegra 3 e tem poder de processamento cinco vezes maior do que o seu antecessor. O chip é tão poderoso que tem capacidade para exibir vídeos em 1440p sem o mínimo de lag ou delay numa tela com resolução de 2560 x 1600 pixels. Abaixo está um teste de navegação executado pela NVidia durante a apresentação.


(YouTube)

Além desse nada assustador chip, a NVidia também deve continuar com a ideia nada maluca de criar e lliberar um chip novo por ano, segundo as apresentações da empresa. No ano que vem eles devem lançar o processador Wayne, em 2013 o Logan e em 2014 o Stark (te lembra algum super-herói?). Embora a fabricante não tenha revelado qual o número de núcleos eles pensam em colocar em cada chip, vou chutar que vai ser uma quantidade absurda para a atualidade.

Você pode até achar que não há um hardware poderoso o suficiente para tirar todo o proveito de um processador 75 vezes mais rápido do que o Tegra 2, mas a NVidia garante que as empresas parceiras já avisaram que vão conseguir. Só nos resta esperar e, quando eles finalmente chegarem, tentar segurar os queixos no lugar.

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque