Uma empresa convenientemente chamada Commodore USA está preparando uma releitura do clássico computador Commodore 64, distante das prateleiras há 28 anos. Lançada em 1982, a máquina original foi uma pioneira da computação doméstica e era equipada com um modesto processador de 1 MHz com 64 KB de memória – potência inimaginável para os dias atuais – devidamente instalados dentro de seu icônico gabinete/teclado.

Novo Commodore 64: saudosismo é isso aí.

Anunciado sem muito alarde em agosto e demonstrado em conceitos 3D em dezembro, o Commodore 64x já tem um dos primeiros protótipos funcionais, como mostram as imagens obtidas pelo site Pocket Lint. As fotos mostram que o novo computador deverá ter uma plataforma moderna e unidade de disco ótico, além de quatro entradas USB, duas seriais (mas hein?) e saídas de vídeo VGA, DVI e HDMI – essa capaz de suportar reprodução de vídeos em 1080p. Já o modelo original gerava gráficos em 16 cores com a resolução de 160 pixels por 200 pixels.

Lateral do novo Commodore 64: improvisado

De acordo com a fabricante, a releitura deverá ter entre 3GB e 4GB de memória RAM e todo aquele jeitão anos 80 de ser, mas a empresa não dá qualquer pista a respeito do sistema operacional da máquina. Aos interessados, a Commodore USA também se dedica a produzir um computador chamado Commodore Phoenix (basicamente um notebook sem tela, com direito a trackpad e leitor de cartões) e a umas réplicas de computadores Amiga.

Com informações: Pocket Lint e Commodore USA

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados