google-wave-ondaA partir de amanhã (30) o Google vai distribuir dezenas de milhares de convites para o serviço Google Wave, que ainda não foi lançado. Serão 100 mil convites, que serão enviados para desenvolvedores, usuários e clientes do Google Apps,e curiosos que se inscreveram para testar o Wave.

“Esse, claro, será apenas o começo. Se tudo correr bem, nós vamos em breve convidar muitos outros para testar o Google Wave”, escreveram Lars Rasmussen e Stephanie Hannon, gerentes do Google. Além de enviar convites para interessados, a empresa permitirá que aqueles já utilizam o Wave possam chamar seus amigos e parentes para testar a novidade. Segundo os engenheiros, porque é mais fácil testá-lo “se seus amigos, familiares e colegas de trabalho também o têm”.

Desde que foi revelado ao mundo em maio desse ano, usuários aguardam o Wave com ansiedade. O serviço promete ser uma mistura de central de e-mails com mensageiro instantâneo e aplicativos de escritório com opção de colaborações. Em outras palavras, uma integração entre Gmail, Google Talk e Google Docs.

Não adianta se iludir, no entanto. A própria equipe responsável pelo Wave admite que o serviço ainda precisa ser trabalhado. Por exemplo, não há como definir níveis de permissão para os diferentes contatos que o usuário mantém no serviço. Também ainda não é possível remover um participante de um projeto.

O Google Wave ainda ficará em fase de desenvolvimento pelos próximos meses (como já é de costume quando tratamos de Google). Caso você queira tentar conseguir um convite, clique aqui e preencha o formulário (em inglês).

[Atualização às 15:25] Se você é usuário do Internet Explorer e ganhar um convite para o Wave, esteja preparado para instalar o Chrome Frame no navegador. O Wave só funciona se esse plugin estiver habilitado.

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia, setor que cobre há mais de 12 anos. Participou das principais feiras e noticiou os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, TI e inovação. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Também atua como palestrante e como comentarista do canal de TV por assinatura GloboNews. Tem passagem pelo portal TechTudo e pela rádio CBN. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e fez colaborações com a revista Galileu e o jornal O Globo.

Relacionados

Relacionados